segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sessão de Terapia | S01E01 - Semana 1: Júlia Rebelo

Sessão de Terapia

Série: "Sessão de Terapia"
Episódio: Semana 1: Júlia Rebelo
Número do Episódio: 1 (1x01)
Emissora: GNT
Nota: 4 de 5.

E acabo de conferir a parceria entre Selton Mello, Moonshot Pictures e GNT, "Sessão de Terapia". Confesso que não fui com muitas expectativas por não ter acompanhado a adaptação mais conhecida da israelense "BeTipul", a famosa "In Treatment", da HBO, e isso me fez ganhar mais estes dois primeiros personagens.

Aqui já fomos introduzidos ao universo da série, onde gravada com câmeras focadas no cenário e nos atores, a direção de Mello e a edição, faz parecer que os quase 30 minutos da série tenha sido gravado em uma só tomada, e o importante, Zécarlos Machado e Maria Fernanda Cândido estavam completamente a vontade em cena.

Imagem: GNT / Moonshot Pictures

Machado é Dr. Théo, terapeuta e personagem singular, que vai direto na almas de seus personagens, para extrair seus medos, inseguranças, alegria e ajudá-los a entender suas atitudes. Théo as vezes parece a pático as vontades de seus pacientes e nesse primeiro episódio manteve-se equilibrado até o último instante de sua conversa com Júlia.

JÚLIA:
- Agora entendi porque não transei com aquele cara no banheiro. Não foi pelo André não. Foi por você.

É interessante como de uma moça tímida, Júlia vai tirando suas máscaras e medos perante o médico, contando de suas inseguranças e de como terminou com seu namorado, André, indo então para sua transa em um bar ao sair de noitada com uma amiga, até o instante em que compreendeu que não transou com o estranho por pensar no médico.

JÚLIA:
- É como se eu tivesse chegado aqui no escuro. E tivesse mergulhado numa escuridão maior ainda.

Essa evolução dos personagens, a sensação de estar ao lado deles vendo, assistindo, acompanhando a sessão, entendendo suas neuras, tudo isso é muito bem explícito e nos carrega diretamente para dentro da série.

GNT, Moonshot e Selton Mello fazem uma adaptação certeira, com coisas de nosso cotidiano, mas sem esquecer passagens e personagens da original. "Sessão de Terapia" é um acerto e tanto para o canal.

18 comentários:

  1. Excelentes atuações de Maria Cândida e Zécarlos! Direção impecável!

    ResponderExcluir
  2. Por favor, há algum lugar onde posso baixar esse seriado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não viu, e olha que teve reprise de todos os 5 episódios hoje

      Excluir
    2. http://toonfactoryzm.blogspot.com.br/2012/10/sessao-de-terapia.html

      Excluir
  3. nossa to doido pra ver, mas não encontrei em lugar nenhum pra baixar, tá difícil, abandonei in treatment pra ver a versão brasileira achando que ia ser fácil encontrar pra baixar mas não encontrei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://tny.cz/8c5f4205
      Até conseguir baixar todos os episódios, demora, mas foi o melhor que encontrei..

      Excluir
    2. entrei e pediu um codigo de desbloqueio.

      Excluir
  4. Estou a horas de diverenca e para assistir fica dificil , realmente se nao tiver onde baixar , nao vou ver ... uma pena !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. produção nacional é difícil ter para baixar... Alice, 9mm, Sessão de Terapia, tudo acompanhei direto pelo seu respectivo canal

      Excluir
    2. Olha Danilo, você esta redondamente enganado. As produções Brasileiras (em geral) são facílimas de baixar (como qualquer outra). Só tem que saber aonde procurar. O pessoal dos torrents se ajudam, eles gravam da tv e publicam em sites Russos, onde a censura e a proibição de transmissão de dados com direitos reservado não chegaram. Sendo assim, digo que é só procurarem melhor, que vão encontrar.

      Excluir
    3. não disse que é impossível achar, só que é mais difícil... mas vou ficar de olho :) obrigado

      Excluir
  5. Até agora só vi em site fechado.. Tipo bj2.me

    ResponderExcluir
  6. É difícil ver produção nacional em youtube ou para downloads, eles correm para tirar tudo do ar

    ResponderExcluir
  7. Olha o seriado deixa muito a desejar, as atuações estão péssimas, beirando a artificialidade, os atores estão plastificados, rigidos e sem emoção, o que não ocorre em uma sessão de terapia normal de paciente para terapeuta. Durante as sessãoes ocorre a transferência (técnica analitica)esta hora é repleta de emoções onde o paciente transporta para a figura do analista toda sua carga emocional), no seriado é nitido a falta de emoção, nenhum paciente fica estático da maneira como é passado na versão nacional...Simplismente não condiz com a realidade dentro de um setting analítico... A forma como a paciente Júlia demonstra a transferência erótica para a figura de seu terapeuta é muito seca, sem sensualidade, ela simplesmente fala na lata e fica séria, não é bem assim que ocorre!! O analista também parece uma estátua... Temos que ter uma postura séria, porém não rígida robotizada, até porque o terapeuta também é um ser humano que tem emoções e isso não quer dizer que ele tenha não tenha a neutralidade e anonimato muito bem preservados. Desculpem a sinceridade, mas precisa melhorar, na versão americana as atuações estão bem mais naturais e convincentes...infelizmente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja por vc estar vendo a serie pelo olhar de um psicanalista apenas e não se deu conta da obra como um todo e sua importância para a profissão seu conteudo artístico, afinal isso e uma arte

      Excluir
    2. Cara, a versao americana é ridícula, nem se compara à versao brasileira... acredito que vc tenha se identificado à versao gringa e está rejeitando a versao nacional. É uma pena

      Excluir
    3. Acho que deveria ser menos técnico. Como terapeuta que imagino que seja, deveria lembrar que na singularidade do ser humano, não existe possibilidade de prever reações dentro de um setting analítico. Não existe tabela para prever como uma tranferencia deve se mostrar. Cada individuo reage da sua maneira. E o estilo do terapeuta também promove diferentes reações. Criticar a série, seria o mesmo que tentar ensinar outro colega a fazer o seu trabalho.

      Excluir
  8. Alguém sabe se a Julia e o Theo chegam a ficar juntos?

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos, pois assim podemos trocar conhecimentos e discutir sobre o episódios. Além disso, sua opinião é importante para continuarmos melhorando.


Equipe Episódios Comentados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...